Google Duo, app super leve para chamadas de vídeo, chega hoje ao Android e iOS

A Google começou hoje a estreia do Duo, seu aplicativo próprio para chamadas de vídeo no smartphone. O app vai sair gradativamente na Google Play e no iTunes e, segundo a desenvolvedora, vai estar disponível no mundo todo nos próximos dias, com a promessa de rodar em qualquer smartphone iOS ou Android.

Segundo a equipe por trás do desenvolvimento do Duo, a Google enxergou uma lacuna no mercado de aplicativos na parte de chamadas em vídeo porque não havia um modo simplificado de fazê-las. Eles afirmam que muitas pessoas não optavam pelo vídeo por não saber se o seu dispositivo daria conta de manter a chamada com qualidade, seja pela conexão ou pela performance do aparelho mesmo. Além disso também havia a questão de chamar de um smartphone Android para um iPhone ou vice-versa. Com o objetivo de resolver isso e foco total na simplicidade, o Duo funciona entre plataformas, ou seja, é possível ligar de iOS para Android e de Android para iOS. Já em relação à qualidade do dispositivo e conexão, a interface super leve e simplificada do app foi feita justamente para contornar o problema. A Google garante que seu aplicativo de chamadas de vídeo funciona do Nexus aos smartphones de US$ 50 que podem ser encontrados na Índia. E a conexão, se for boa segura o vídeo em HD, se não, os desenvolvedores afirmam que a chamada continua até em velocidade 2G, nem que fique só no áudio, com o vídeo parado.

Com tanto foco na simplicidade, o Duo não conta com muitos recursos. Não é possível fazer chamadas em grupo e não há outras ferramentas que se encontram em apps de vídeo-chamada por aí. Mas ele tem um recurso extra interessante. Quando você faz uma chamada, a pessoa que recebe pode ver seu vídeo antes mesmo de atender, pra ver quem é e até receber um aceno. Os desenvolvedores acreditam que assim as pessoas ficam mais encorajadas a atender as chamadas com vídeo.

Além disso, a Google não tem planos de levar o Duo para o desktop. Ele funciona apenas em smartphones, sendo requerido o número do usuário para o login. Isso, na visão da Google, facilita o uso do Duo, porque o usuário pode tentar ligar pra qualquer pessoa da sua lista de contatos imediatamente. A chamada logo se inicia pra quem tem o Duo e pra quem não tem é oferecido para enviar um SMS convidando para o aplicativo (estilo WhatsApp).

Fonte: Engadget
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.