Usuários tem dificuldade de jogar Pokémon Go com a Claro, empresa afirma que se normalizará hoje

Treinadores Pokémon Jogadores de Pokémon GO que utilizam planos de banda larga móvel da Claro vem relatando dificuldades em jogar o game através da conexão 4G da empresa. As reclamações vem se propagando nas redes sociais, e é possível ver diversos relatos através da hashtag #clarosempokemongo

A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, porém o site Olhar Digital conseguiu uma informação através do número de atendimento ao consumidor da Claro: o serviço deve se normalizar hoje (11/08), a partir das 18 horas. O atendente não especificou se o que ocorre é uma falha técnica por parte da empresa ou da Niantic, desenvolvedora do game, ou mesmo seria uma ação proposital. Usuários relatam que a troca da conectividade do padrão 4G para o 3G tornava possível jogar.

Sem informações mais claras, surge a suspeita de traffic shapping, uma prática ilícita segundo o Marco Civil da Internet, que consiste no tratamento desigual de dados através da conexão com internet. Nessa prática, a operadora de internet atuaria limitando a velocidade de determinados serviços online ou, como nas acusações contra a Claro, até mesmo bloqueando totalmente serviços.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.