João Rezende renuncia à presidência da ANATEL

João Rezende renunciou ao cargo de presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e também ao mandato de conselheiro o órgão governamental. A carta endereçada ao presidente interino Michel Temer foi entregue na quarta-feira (10/08), e nela Rezende justifica sua saída por "razões pessoais". O cargo ficará vago no dia 29 de agosto.

Uma medida notória de Rezende foi o bloqueio da venda de novos chips de Claro, Oi, e TIM em diversos estados brasileiros em 2012, uma medida buscando punir as operadoras devido ao crescente índice de descontentamento dos consumidores. Mais recentemente, Rezende ganhou os noticiários por conta de sua postura em prol da criação de franquias para a internet, limitando a quantidade de dados dos consumidores da banda larga. Esse posicionamento, naturalmente, não fez o presidente receber a simpatia dos consumidores, com movimentos como o requerimento oficial da OAB pedindo a saída de Rezende do cargo. Na época, o órgão foi duríssimo na crítica a atuação do líder da ANATEL:

“Uma das maiores responsáveis pela falta de investimento em internet é a Anatel. Deveria regular mercado e não regula. Deveria agir de forma coerente e age como se fosse um sindicato a serviço de empresas de telecomunicação. A leniência com que trata as empresas é inaceitável”

-  Cláudio Lamachia, presidente da OAB

Artigo: As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa
Artigo: Quanto você consome de internet? Veja o gasto da franquia em games e vídeos

De acordo com fontes do G1, Juares Quadros (foto abaixo), ex-ministro das Comunicações do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é a principal possibilidade de assumir o cargo vago. Quadros possui uma postura crítica ao modelo de gestão do governo petista e do "intervencionismo" do estado no mercado, perfil que combinado aos últimos movimentos da agência antes da saída de Rezende, é um sinal de que as medidas de flexibilização que favorecem as operadoras devem ser implementadas. Sim, as franquias estão a caminho, podem se preparar.

- Continua após a publicidade -

Via: G1 Fonte: ANATEL
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.