Samsung testa futuros Exynos em 10nm capazes de chegar a 4GHz

Começam a circular informações indicando testes da Samsung com sua próxima geração de chips Exynos. No final do ano passado a empresa sul-coreana fez aquisições focando na produção de chips na litografia de 10 nanômetros, preparando terreno para próxima geração de sistemas-em-um-chip focados em smartphones e tablets. 

Algumas informações já indicam um chip com potencial de operar em altas frequências, com supostos Exynos 8895 sendo capazes de atingir até 4GHz, um avanço impressionante considerando que os melhores Exynos 8890 estabilizam na casa dos 3GHz. Sobre eventuais superaquecimentos desse novo chip em frequências tão altas, a nova litografia também vem mostrando potencial nessa área: o consumo do novo Exynos chegaria ao mesmo patamar do Snapdragon 830 ao operar em 3.6GHz.

Ainda se trata de um rumor e de supostos modelos de testes, e buscando conservar energia, é mais provável que os produtos para consumidores finais sejam bem mais conservadores em termos de clocks de seus SoCs. Mas esses valores são bem interessantes, afinal indicam chips muito eficientes e estáveis na próxima geração de Exynos, com margens para entregar mais desempenho quando necessário, assim como menor consumo no cotidiano.

Via: Phone Arena
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.