A fim de poupar tempo de redatores das Olimpíadas, jornal TWP utiliza IA para escrever notícias

O jornal americano The Washington Post vai utilizar inteligência artificial para escrever sobre as Olimpíadas Rio 2016. A partir de amanhã, as notícias do site serão construídas por um software sem a intervenção humana. As informações também serão publicadas em outras plataformas do jornal como o Twitter. 

A ideia de usar inteligência artificial é informar rapidamente os leitores sobre as tabelas e resultados das competições. Além disso, o software vai contabilizar o número de medalhas de cada seleção em tempo real. Assim, os redatores do jornal poderão manter o foco em pautas mais complexas, esclareceu Jeremy Gilbert, responsável pelo projeto. "Não estamos tentando substituir redatores, só estamos tentando deixá-los mais livres". 

O time do jornal possui três engenheiros trabalhando em tempo real no software de inteligência artificial, que tem o codinome Heliograf. Enquanto ativo, o projeto é analisado e ajustado para que as notícias sejam mais otimizadas.  Abaixo alguns exemplos de tweets feitos pelo programa:

O plano do jornal é continuar utilizando o software para datas importantes e grandes eventos. 

Fonte: Recode
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.