Jailbreak Pangu do iOS 9.3.3 traz falha que permite roubo de dinheiro dos usuários

O grupo de hacker chinês Pangu lançou na China o jailbreak do iOS 9.3.3. O software permite que o usuário tome total controle do sistema operacional, mas também abre portas para falhas de segurança, e diversos usuários estão relatando um grave problema na nova versão.

Segundo um grande número de postagens no fórum do Reddit r/jailbreak, o jailbreak está permitindo que pessoas não-autorizadas acessem o Facebook, Paypal e contas de crédito de débito do smartphone. De acordo com os relatos, os saques de dinheiro são feitos em Taiwan, Vietnã, Pequim e em outras cidades da China.

Segundo o padrão encontrado pelos usuários, a falha de segurança é causada por causa de um instalador do jailbreak Pangu chamado "PPHelper", disponibilizado pela empresa chinesa 25PP. A ferramenta para Windows é a responsável pela distribuição do jailbreak da Pangu na China e foi o primeiro programa a disponibilizar o software.

Por causa da confiabilidade e reputação da Pangu na área de jailbreaks, a 25PP está sendo amplamente acusada como culpada pelo código malicioso que está permitindo roubos de dinheiro nos aparelhos desbloqueados. A edição em inglês do Jailbreak Pangu é distribuída pela Cydia Impactor, mas fica hospedada nos servidores chineses que pertencem a 25PP.

A Pangu publicou um tweet a respeito do assunto dizendo que está analisando a situação para saber o que está acontecendo. "Nem nós ou a 25PP seríamos estúpidos para hacker o paypal dos usuários via jailbreak. Esperamos descobrir a verdade assim que possível". O grupo de hackers também registrou uma conta no Reddit para receber feedbacks e comentar sobre as atualizações da ferramenta de jailbreak.

- Continua após a publicidade -

Neither we nor 25pp would be so stupid to make money by hacking users paypal account via jailbreak tool. We hope to find out the truth asap.

— PanguTeam (@PanguTeam) 31 de julho de 2016

É importante ressaltar que a Apple não apoia a prática do jailbreak devido a possíveis falhas de segurança. Caso você esteja utilizando o jailbreak do iOS 9.3.3 , principalmente a versão baixada da China, e tenha notado algum comportamento diferente, é recomendado restaurar o iOS do dispositivo via iTunes. 

 

Via: 9toFiveMac
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.