Adobe e Nvidia criam programa de pintura 3D com feedback tátil Project Wetbrush

A Nvidia e a Adobe se juntaram para criar o Project Wetbrush, uma iniciativa que busca trazer para o mundo digital a sensação de pintar com pincel e tela reais.

O resultado disso foi um aplicativo que permite desenhar em superfícies 2D com tinta virtual 3D. Isso significa que a tinta do programa tem a densidade, a fluidez e a viscosidade bem próximos de uma tinta de verdade.

A pintura é feita utilizando uma caneta stylus e uma tela, como em qualquer aplicativo de desenho 3D. A diferença é que o software da Adobe Research simula a física das pinceladas do mundo real, deixando uma textura na tinta a óleo virtual, como se o artista a tivesse aplicado numa tela real.

Além disso, a velocidade e o ângulo com que o artista pinta também afetam as texturas. A simulação leva em conta até o tempo que a tela leva para secar, baseado na densidade da tinta.

Como é desenvolvido em parceria com a Nvidia, o software é otimizado para uso em conjunto com as placas de vídeo topo de linha da companhia.

- Continua após a publicidade -

Claro que o custo que isso implica vai afastar muitos artistas que ainda estão tentado firmar seus nomes. Mas quem tem o capital para investir no projeto será recompensado com um sistema de mistura de cores único, impossível de se obter na vida real.

Isso porque dá para selecionar qualquer cor do mundo sem a necessidade de ficar horas adicionando brancos e pretos na paleta.

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.