Precisamos de 8GB de VRAM? Digital Foundry compara a RX 480 de 4GB vs 8GB

A placa de vídeo RX 480 da AMD chegou ao mercado em duas verões: uma com 4GB e outra com 8GB de memória dedicada ao vídeo. Além da quantidade desse componente, a outra diferença entre os modelos é uma largura de banda um pouco superior no modelo com mais memória, porém no restante as placas são idênticas. Enquanto os 4GB foram um padrão bastante adotado na geração passada, entre placas de alto desempenho, será que 8GB são necessários?

O Digital Foundry fez o flash de seu modelo referência de testes, a RX 480 8GB, para utilizar apenas 4GB. O resultado foi pouca diferença em muitos dos testes, girando na casa de apenas 4% de vantagem para o modelo com mais memórias, algo que é facilmente compensando com um eventual overclock. As exceções são momentos em que texturas são usadas em qualidade Ultra, porém como foi demonstrado no comparativo, há pouco ganho de qualidade. Colocar as texturas no Ultra não representam um ganho notável nos gráficos. A aquisição não estaria relacionada a ganhos com os games atuais, e sim com eventuais lançamentos futuros que necessitem de mais memória, tornando essa placa "à prova do futuro".

DF: a versão de 8GB traz pouca diferença em performance, e só é justificada como uma compra à prova de futuros lançamentos

Nos testes há um elemento que ficou de fora: resoluções superiores. Além das texturas, modificar a resolução do vídeo traz um grande impacto na necessidade e consumo de memória dedicada do chip gráfico. Para resoluções muito superiores ao FullHD, é bastante interessante ter mais do que os 4GB de memória dedicada, que é mais indicada para quem pretende jogar em 1080p/1440p.

- Continua após a publicidade -

Fonte: Eurogamer
Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.