Prefeitura de São Paulo legaliza o Uber; tarifa extra será cobrada do passageiro

A Prefeitura de São Paulo legalizou a operação do Uber na terça-feira (19/07), tornado a empresa a terceira credenciada a fornecer corridas a passageiros na cidade. A decisão foi divulgada no Diário Oficial da Cidade, e define uma tarifa de R$ 0,10 por quilômetro rodado a ser recolhida pela prefeitura. A cobrança está relacionada ao uso da estrutura viária do município, e atende uma das principais reclamações de taxistas: a inexistência de qualquer regulamentação e pagamento de taxas ao governo, algo que tornava a concorrência desleal com o tradicional método de transporte individual das cidades. 

A decisão irá afetar apenas as corridas realizadas dentro do município de São Paulo, sendo que a taxa não será cobrada no momento que o automóvel estiver fora do município. O próprio sistema de GPS do aplicativo fará o cálculo e irá determinar os momentos que a taxa dever ser cobrada, e a fatura, enviada posteriormente por e-mail, irá descriminar quanto do valor final é resultado da taxa. O Uber irá repassar ao consumidor o custo dessa tarifa. Para a empresa, esse valor não trará grandes transtornos aos consumidores: "para que aumente R$ 1 no final, o passageiro terá que percorrer ao menos 10 quilômetros", afirmou Fabio Sabba, porta-voz da empresa no Brasil.

Atualmente a prefeitura está limitando a atuação das empresas de transporte individual via aplicativo a 27 mil quilômetros por mês, quantia equivalente ao que 5 mil táxis percorrem. Além do Uber, outras duas empresa já possuem licença para operar em São Paulo: o Easy Táxi, através de seu serviço "Easy Go", e a espanhola Cabify.

Via: Exame
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.