WhatsApp liberado: decisão do STF suspende bloqueio do aplicativo no Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, acaba de suspender o bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp no Brasil. 

A decisão foi tomada após a análise e consideração de um pedido do partido PPS (Partido Popular Socialista) quanto à desproporcionalidade do impedimento de funcionamento do aplicativo no país. O argumento foi a de ferimento da liberdade de expressão e de manifestação.

O STF irá agora notificar a Justiça do Rio de Janeiro sobre o restabelecimento do serviço de mensagens. Não existe uma previsão aproximada de quanto tempo irá levar para o  WhatsApp voltar a funcionar. Tudo dependerá da agilidade do processo e das operadoras de telefonia do país. 

O WhatsApp havia sido bloqueado na manhã de hoje (19/7) após o Facebook ter se recusado a ceder informações para uma investigação criminosa. Na ocasião, a ordem havia sido dada pela juíza Daniela Barbosa, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro (RJ).

Ela havia estipulado multa de R$50 mil por dia ao Facebook caso a empresa não cooperasse na liberação de informações pelo aplicativo. A ideia era desviar algumas mensagens suspeitas antes de passar pela criptografia, para que mais tarde não se tornassem inacessíveis.

O WhatsApp, contudo, já argumentava que desde abril último não guardava mais os conteúdos das conversas. Em abril, o aplicativo terminou de implementar a criptografia do tipo "end-to-end", em que apenas os usuários envolvidos nas conversas podiam acessar suas próprias mensagens, sendo impossível terceiros terem acesso a elas.

- Continua após a publicidade -

Este foi o terceiro bloqueio do WhatsApp no Brasil em menos de um ano. 

 

Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.