WhatsApp vai ser bloqueado novamente no Brasil; decisão vem da Justiça do RJ

Virou passeio. A Justiça do Rio de Janeiro decidiu bloquear o WhatsApp novamente após o Facebook ter se recusado a ceder informações para uma investigação. A notícia foi divulgada nesta manhã pela Globo News. De acordo com a emissora, as operadoras já foram notificadas para suspender o serviço a partir de hoje.

A ordem foi dada pela juíza Daniela Barbosa, da Vara de Execuções Penais do Rio. Ela estipulou multa de R$50 mil por dia até que a empresa cumpra o que foi pedido. Preocupada com o uso do serviço para a comunicação de criminosos, ela solicitou ao Facebook que desviasse algumas mensagens antes de entregar ao usuário para que a criptografia não impedisse o acesso. De acordo com ela, se a ordem não puder ser cumprida, o WhatsApp será impedido de operar no Brasil.

O Facebook ainda não se posicionou sobre o ocorrido.

Este é o terceiro bloqueio em menos de um ano. O último aconteceu em maio deste ano pelo mesmo motivo e foi suspenso após uma liminar. Antes disso, em dezembro, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo também decidiu suspender o serviço por meio de uma medida cautelar. Na ocasião, o WhatsApp ficou fora do ar por menos de 24h.

Fonte: G1
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.