SoftBank irá adquirir a ARM Holdings por quantia equivalente a 104 bilhões de reais

A multinacional de telecomunicações SoftBank concordou com o valor de 24.3 bilhões de libras (algo em torno de 104 bilhões de reais, de acordo com a cotação da moeda no momento que a notícia está sendo publicada) para a aquisição da ARM Holdings, empresa que desenvolve a arquitetura ARM. Esse investimento massivo tem como objetivo trazer para a empresa japonesa o design de chips que se tornou definitivo na revolução dos smartphones e que terá um papel fundamental na próximo estágio, a "Internet das Coisas" (IoT).

A ARM Holdings é uma empresa com 25 anos de existência com fundação em Cambridge, na Inglaterra. Sua maior contribuição para a indústria da tecnologia é a arquitetura ARM, design de microchips que é um dos pilares da revolução dos smartphones por conta de sua alta eficiência, indispensável para a implementação de sistemas-em-um-chip (SoC) em dispositivos compactos e operados através de baterias. A ARM licencia seus designs para empresas como Apple, Samsung, Nvidia, Qualcomm e MediaTek, e equipam aparelhos como tablets, smarpthones e notebooks ultrafinos. A arquitetura ARM domina o mercado mobile, sendo que uma das poucas empresas a tentar fazer frente a essa tecnologia, a Intel e seus SoCs x86, desistiu recentemente da disputa. No ano passado foram comercializados 15 bilhões de dispositivos equipados com chips baseados em ARM.

A SoftBank irá pagar 17 libras em dinheiro por cada ação da ARM Holdings, com adicional de 43% em relação a sua cotação na semana anterior. De acordo com o Financial Times, a saída do Reino Unido da União Europeia não prejudicou a negociação, pois apesar de ser localizada na Inglaterra, a empresa atua em um mercado global e já realiza suas transações em dólar, sendo menos afetada pelas variações da moeda britânica após o Brexit.

O chairman da SoftBank, Masayoshi Son, já entrou em contato com a primeira ministra do Reino Unido, Therea May, garantindo que manterá a base de operações da ARM Holding no país e que pretende dobrar o número de empregados na empresa. Atualmente a ARM Holdings possui 4.000 funcionários. As movimentações para a compra da empresa trouxeram resultados bem interessantes para seus acionistas desde que a SoftBank sinalizou o interesse pela aquisição da empresa:

Para a SoftBank há dois interesses na aquisição da ARM. Além de deter posse de uma das tecnologias mais importantes para a indústria, nos próximos anos, o modelo de licenciamento da arquitetura ARM é altamente rentável, já que gera baixíssimos custos. A ARM gerou uma receita de £968 milhões de libras esterlinas no ano fiscal de 2015, com lucro na casa dos £400 milhões.

Fonte: Financial Times
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.