Whatsapp traz uma nova fonte; veja como usá-la (e o que vai dar pra fazer com ela)

O WhatsApp introduziu uma nova fonte em seu aplicativo de mensagens instantâneas . A fonte está disponível apenas para usuários da versão beta do app, no momento, identificada pelo número de versão 2.16.179.

A nova fonte se chama "FixedSys", e tem como principal diferencial ser monoespaçada, ou seja, todos os caracteres utilizam o mesmo espaço. Este estilo de fonte é muito utilizada na programação, pois seus tamanhos constantes garantem alinhamentos nos textos, gerando códigos mais elegantes e fáceis de se localizar.

Para o WhatsApp, há dois usos em potencial: um texto que chame a atenção, por usar uma fonte diferente,mas sem dúvida é com arte ASCII que a nova fonte pode "mostrar todo seu potencial". A antiga arte de fazer imagens com texto muitas vezes é dependente de fontes monoespaçadas, pois são elas que garantem o alinhamento dos caracteres para formar a imagem. Confira abaixo um exemplo desse "potencial":

Para ativar a fonte nova é preciso estar utilizando a nova versão do app e utilizar três acentos graves (```) no começo e no final da frase. Enquanto espera a chegada do recurso, pode ir reforçando seu arsenal com sites como esse aqui.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.