Novo padrão de cartões UFS, tão rápidos quanto memória interna, podem estrear no Galaxy Note 7

A Samsung anunciou um novo tipo de cartões para expansão de memória em smartphones, os cartões UFS, e rumores apontam o Samsung Galaxy Note 7 como potencial estreia da tecnologia. Eles substituiriam os criticados cartões microSD, principal forma de ampliar o espaço de armazenamento hoje em smartphones e tablets.

O UFS é muito mais rápido que o microSD, entregando 5x mais performance em leituras sequenciais, e até 20x mais desempenho em leituras randômicas. Na hora de gravar dados, ele chega a superar o microSD em até 350x, segundo a Samsung. Com esse desempenho, ele passaria a entregar uma experiência mais próxima da memória interna, e resolveria uma polêmica: a lentidão causada pelos cartões microSD. Por conta de suas respostas mais lentas, os cartões de expansão atuais são acusados de derrubar a performance dos smartphones e assim sacrificar a experiência do usuário, sendo esse um dos motivos alegados por fabricantes para a não inclusão de um slot em seus aparelhos (isso ou o interesse delas em vender aparelhos mais caros com mais memória).

Os cartões UFS não são retrocompatíveis com o microSD, porém a Samsung trabalhou em um formato paliativo: a empresa desenvolveu um design de um slot que seria capaz de suportar tanto o microSD quanto o UFS, o que tornaria possível utilizar tanto o padrão antigo quanto o novo em um aparelho, porém com cartões microSD não sendo capazes de explorar o novo patamar de desempenho da tecnologia UFS. A Samsung está trabalhando com empresas parceiras para implementar a tecnologia em outros dispositivos.

A expectativa é que o evento de lançamento para o Galaxy Note 7 deve acontecer em agosto, no dia 2. Até o momento, os rumores indicam as seguintes especificações:

Especificações (não oficiais) | Galaxy Note 7

- Display: 5,8'' | 2560 x 1440p | Super AMOLED curvado
- Sistema: Android 6.0.1 Marshmallow
- Processador: Qualcomm Snapdragon 823
- Memória: 6GB de RAM | 64GB ou 128GB de armazenamento
- Câmera: 12MP traseira | 5MP frontal
- Bateria: 4.000mAh

- Continua após a publicidade -

Também é esperada resistência à água IP68 e conexão USB Type-C no aparelho. Também é possível uma versão com tela (ainda) maior. O perfil no Twitter @evleaks, famoso por seus vazamentos acertados, divulgou possíveis fotos do aparelho e suas cores disponíveis:

 

Samsung Galaxy Note7 in (from l to r) Black Onyx, Silver Titanium, and Blue Coral pic.twitter.com/QiePUEG9GP

— Evan Blass (@evleaks) 1 de julho de 2016

 

Via: Android and Me Fonte: Samsung
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.