Novas memórias HBM2 da SK Hynix chegarão no terceiro trimestre com até 16 GB

A fabricante de memórias coreana SK Hynix anunciou que vai começar a disponibilizar memórias HBM2 até o fim do terceiro trimestre deste ano, que vai até setembro. A empresa é a mesma que forneceu as memórias de grande largura de banda utilizadas pela AMD em sua geração anterior, em modelos como a Radeon R9 Fury, R9 Fury X e R9 Nano.

[AMD Radeon R9 FURY X] A R9 Fury X chega com plenas condições de rodar games em 4K, disputando em igualdade com a GTX 980 Ti

As novas memórias terão mais capacidade que a primeira geração, que suportava até 1 GB de memórias empilhadas em quatro estacas, totalizando no máximo 4GB de memória disponível. A SK Hynix fará estacas de memórias com 4 GB de HBM2 com suporte para até  4 empilhamentos, com velocidades de 2Gbps (256 GB/s por estaca) e 1,6Gbps (204 GB/s por estaca). Com essa evolução, as placas de vídeo com a tecnologia poderão ter até 16GB de memória HBM2.

Apesar de chegar ao mercado no máximo até em setembro, a nova geração das memórias HBM2 só deve aparecer em 2017 com a arquitetura Vega da AMD.

Artigo: Entenda o funcionamento das memórias HBM da AMD

- Continua após a publicidade -

Tanto a Nvidia quanto a AMD não utilizaram as HBM2 em suas GPUs desta geração lançadas até o momento e um dos principais motivos, segundo rumores, seria a baixa disponibilidade do componente. Nos modelos voltado ao público gamer, as empresas optaram pelas GDDR5X, como é o caso da GeForce GTX 1080, que traz o dobro de largura de banda das memórias GDDR5 e preço mais acessível em relação ao HBM, ou ainda o tradicional GDDR5, como no caso da GeForce GTX 1070 e a Radeon RX 480.

Análise: Gigabyte GeForce GTX 1070 G1 Gaming 358 Placa supera a Titan X e passa raspando na GTX 1080 Founders Edition

Via: Tech Power Up
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.