App francês que alerta atentados demorou quase três horas pra notificar sobre o ataque em Nice

O aplicativo lançado pela França no mês passado para alertar sobre ataques terroristas demorou aproximadamente três horas para notificar sobre o atentado de ontem na cidade de Nice. Chamado de SAIP, o app foi disponibilizado pelo Ministério do Interior do país, responsável pela segurança nacional, para a Eurocopa 2016. Na época, o Ministério disse que o serviço alertaria em até 15 minutos após a confirmação do ataque terrorista.

Mas não foi o que aconteceu, aparentemente. O jornalista David Perrotin publicou em sua conta no twitter um screenshot do momento em que foi notificado. Já passava de 1h30min da manhã. O ataque aconteceu às 11h da noite no horário local. Outros usuários reportaram o mesmo atraso.

Je reçois l'alerte du #SAIP (l'application du gvt) sur #Nice... à 1h34 pic.twitter.com/nIyiTXtwgj

— David Perrotin (@davidperrotin) 14 de julho de 2016

"Recebi o alerta do #SAIP (aplicativo do governo) em Nice... às 1h34)", disse o jornalista

Ainda não está claro o que pode ter causado o problema. Especula-se que o motivo tenha sido a rede de dados congestionada, principalmente porque no local havia muitas pessoas. Logo após o lançamento do app, um especialista já tinha colocado em cheque a eficácia do SAIP por depender de redes 3G, 4G e WiFi vulneráveis. Uma fonte do governo teria confirmado "um problema técnico" no app a uma jornalista francesa.

O ataque deixou pelo menos 84 mortos após um caminhão avançar por cerca de 2km sobre o público que celebrava o feriado da Queda da Bastilha.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.