Consumer Reports pede que Tesla desative piloto semi-automático de seus carros

A revista especializada em carros Consumer Reports, que considerou o Model S o "carro perfeito", pediu em seu site para que a Tesla desative a tecnologia de piloto semi-automático presente em seus veículos, o Autopilot, e a relance quando estiver mais desenvolvida.

Na postagem nomeada "Piloto automático da Tesla: muita autonomia, muito cedo", a revista comenta sobre o acidente fatal envolvendo um veículo da companhia. A publicação ressaltou que a Tesla deixa claro que a tecnologia não é 100% autônoma e que o motorista devia prestar atenção na estrada, porém, a direção semi-autônoma pode tirar a atenção do motorista.

"Os especialistas da Consumer Reports acreditam que essas duas mensagens - seu veículo pode se dirigir sozinho, mas você precisa tomar o controle em certos momentos - cria uma potencial confusão no motorista. Isso aumenta a possibilidade de que o motorista usando o Piloto Automático não esteja engajado o suficiente na direção para reagir em situações de emergência"

A Consumer Reports ainda critica a campanha de marketing feita no lançamento do Model S, que vendia a ferramenta como "Piloto Automático". Segundo a revista, diversas fabricantes estão trabalhando nesse tipo de tecnologia, mas a empresa de Elon Musk é a mais agressiva na divulgação e desenvolvimento.

"Muitas fabricantes estão introduzindo esse tipo de tecnologia semi-autônoma em seus carros a passos rápidos, mas a Tesla é a mais agressiva em desenvolvimento, e é a única fabricante que permite que o motorista tire as mãos do veículo por certo período de tempo, e a batida fatal nos mostra o potencial risco disso"

- Continua após a publicidade -

A Tesla enviou uma resposta para a revista alegando que 130 milhões de milhas foram percorridas com o Autopilot, com uma fatalidade confirmada. A empresa também ressaltou que está recebendo críticas, mas baseia o desenvolvimento da sua tecnologia em dados, e não em especulações da mídia. Ou seja, a empresa não vai desativar a tecnologia.

"Nós vamos continuar desenvolvendo, validando, e lançando melhorias para a nossa tecnologia crescer. Enquanto ficamos agradecidos com conselhos vindos de indivíduos ou grupos, nós fazemos tomamos nossas decisões baseadas em dados do mundo real, não em especulações da mídia" - Comunicado da Tesla

Recentemente, um veículo da empresa foi fotografado com um sensor LIDAR, que mapeia o ambiente ao redor do veículo em 3D. A tecnologia foi ignorada por Elon Musk no começo do desenvolvimento do Autopilot, mas pode ser uma nova adição para melhorar a segurança da tecnologia.

 

Via: Consumer Reports
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.