Um noob montando um PC no Adrena: agora foi a vez de instalar o sistema operacional

OK, montamos o PC. Mas e daí? Hora de continuar nossa jornada com Andrei Longen na sua introdução ao fantástico mundo da Master Race computação. O passo-a-passo da vez é a instalação do sistema operacional: vamos ajudá-lo a instalar o Windows 10 e configurar os drivers básicos do PC!

Um noob montando um PC no Adrena - veja a montagem que aconteceu

Assim como nosso primeiro episódio, vamos fazer o walkthrough AO VIVO, com transmissão no dia 14/07, a partir das 18 h (horário de Brasília). Você pode nos assistir pelo nosso canal no Youtube ou pelo Twitch. Enquanto aguardam, dá para conferir como foi a primeira parte dessa epopeia.

O processo

Para gerar o pen drive com o sistema operacional Windows 10, é necessário baixar a ISO direto dos servidores da Microsoft. Essa função pode ocorrer de duas formas: 1) Baixar e já gerar o USB bootável ou 2) baixar a .ISO e depois fazer o pen drive bootável.

- Continua após a publicidade -

Em ambos os casos será necessário o Media Creation Tool da Microsoft, que pode ser baixado nesse link. Já para o segundo caso, também será necessário um aplicativo para gravar a ISO em um pen drive e torná-lo bootável, dentro a variedade de softwares. Para isso usaremos um dos mais simples e práticos, o Windows7 USB DVD Download Tool Installer, que pode ser baixado através desse link.


Abaixo o processo para criar partição do tipo GPT, novo modo para dar suporte a discos com mais de 2TB no Windows, durando a instalação do Windows 10(deve funcionar também do Windows 7 em diante).

Após dar BOOT pelo pen drive, já é possível fazer o processo na tela de escolha das linguas em diante, nós testamos na tela de criação de partições e funcionou normalmente.

Pressione Shift + F10 para abrir o terminal (console) e digite os seguintes comandos na linha de comando que vai abrir:

1 - diskpart (Este comando permite acessar ao utilitário para gerir partições)

- Continua após a publicidade -

2 - list disk (Mostra todos os discos. Verifica se o disco 0 corresponde ao disco a ser criada a partição GPS (basta verificares o tamanho caso sejam de modelos diferentes)

3 - select disk 0 (Escolha o disco 0 para efetuar operações sobre ele. Se o disco novo não for o 0, então você deve alterar o número no comando para o disco desejado na lista, por exemplo, select disk 1 )

4 - clean (Este comando vai eliminar as informações de configuração existentes no disco, ou seja, todos os dados e TODAS as partições serão EXCLUÍDAS! FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!!!)

5 - create partition primary (Este comando vai criar uma partição primária (no disco que selecionou no passo select disk x)

6 - exit (para abandonar o utilitário diskpart )

7 - exit (para regressar ao programa de instalação)

8 - Agora na tela de seleção de partição clique na opção "atualizar", escolhe aquela que acabou de criar ou faça as devidas alterações que desejar. Se continuar a dar erro, reinicie o computador e verifique se o erro desapareceu (de vez em quando é necessário um reboot para que as alterações fiquem visíveis ao setup do Windows);

9 - Antes de mandar instalar o Windows, formate o disco pelo botão formatar para garantir que o processo deu certo.

PS.: Essa ação a principio fica aplicada para futuros eventuais format, mas caso necessário basta aplicar novamente seguindo o mesmo procedimento.

Fonte utilziada para o processo de instalação com partição GPT: INFOcotidiano

 

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.