Índice do Artigo

PC Games

Placas de vídeo AMD ganham até 52% de desempenho com API Vulkan em Doom

O update de Doom que implementou a opção de utilizar a API Vulkan no game chegou nesta semana e já está dando bastante alegria para os usuários de GPUs da AMD. Os primeiros testes com placas de vídeo da marca e da Nvidia já saíram, e mostram até 52% de melhora no desempenho, no caso da R9 Fury X em resolução 2560 x 1440.

Confira abaixo os testes em Quad HD e detalhes no máximo:

Os testes foram feitos pelo site alemão Computer Base. Neles, é interessante perceber como muitas placas da AMD passam a superar suas concorrentes da Nvidia em Vulkan, quando em OpenGL elas ficavam para trás.

Exemplo disso é a RX 480, que tinha, em média, 5 fps a menos que a GTX 970 em OpenGL. Com a chegada da Vulkan, o desempenho da GPU Polaris subiu em 40%. Enquanto isso, o da GPU Maxwell permaneceu o mesmo, considerando a margem de erro. Isso resultou numa diferença de 19 fps a favor da RX 480 com a Vulkan.

As outras placas de vídeo testadas repetem o mesmo padrão, com as AMD trazendo belos ganhos de desempenho e as Nvidia se mantendo na mesma média. Vale lembrar que o suporte a computação assíncrona ainda está para chegar nas placas da Nvidia.

Abaixo você vê o comparativo das GPUs rodando no game no máximo em resolução 4K:

Nós fizemos os nossos próprios testes para o PC Baratinho depois da Vulkan, e ficamos positivamente surpresos com os resultados. A R7 360, que não conseguia rodar o game em 900p de maneira satisfatória, alcançou o desempenho da GTX 750 Ti com Vulkan, e se tornou a placa recomendada para o PC baratinho. Confira:

YouTube video

Fonte: Computer Base | Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções