Red Bull Basement: conheça os projetos que usam tecnologia para resolver problemas urbanos

A Red Bull promoverá em agosto o Red Bull Basement, uma residência digital que reúne idealizadores de projetos que resolvem problemas das cidades brasileiras e especialistas em tecnologia que podem auxiliá-los a dar vida as suas ideias. As inscrições para o evento terminaram no mês passado e os projetos que foram selecionados para participar do Basement foram anunciados ontem.

Os cinco projetos possuem temas que vão desde combate a dengue até salas infláveis para uso público. De agosto a setembro, os selecionados ficarão "confinados" em um espaço com equipamentos e recursos tecnológicos para trabalharem em seus projetos. Na edição de 2016, os desenvolvedores terão sete profissionais de diversas áreas da tecnologia como mentores.

Abaixo, você pode conhecer os selecionados para o Red Bull Basement e seus respectivos projetos:

Samanta Gimenez Fluture (São Caetano do Sul/SP)
Projeto: Moskito Livre
Descrição: Kit de dispositivos que usam tecnologia livre e de baixo custo para combater o mosquito da dengue em dois estágios: na criação de ovos em água parada (gerando sua oxigenação) e no uso de repente eletrônico vestível (prevenindo picadas).

Pedro Henrique Fonseca Bertoleti (São Bernardo do Campo/SP)
Projeto: Monitoramento de água com IoT
Descrição: Monitoramento inteligente de consumo e vazão de água via internet, objetivando uso consciente através de meta de consumo por período.

- Continua após a publicidade -

Ricardo Coelho Almeida (Belo Horizonte/MG)
Projeto: Sala bolha
Descrição: As salas bolhas são ambientes infláveis a serem montados em espaços públicos para serem utilizados como espaço para reuniões, aulas, palestras e afins por qualquer pessoa com tal demanda.

Diogo Tolezano Pires e Pedro Luiz Godoy Filho (São Paulo)
Projeto: Pluvi.On
Descrição: Plataforma aberta/open source que disponibiliza informações meteorológicas hiperlocais e usa inteligência artificial para gerar insights tanto para a população (risco de enchentes/ duração da chuva) como para os negócios da cidade (vários setores são impactados por essa informação, como seguradoras, construção civil, varejo, agricultura, etc.).

Ufuk Serkan Yıldırım (Batman – Turquia)
Projeto: Light me up
Descrição: O projeto pretende resolver o engarrafamentos evitáveis causados por semáforos. A solução é otimizar os intervalos de tempo de semáforos com base nas densidades de carro.

Além da residência para os criadores, o projeto da Red Bull também contará com um espaço aberto para o público, o Basement Festival, que acontece no dia 20 de agosto. O encontro acontecerá em São Paulo e trará workshops e palestras sobre tecnologia. A agenda completa será divulgada na página do evento.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site da iniciativa.

- Continua após a publicidade -

 

Fonte: Red Bull
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.