Tesla Model S é visto em testes com sensor laser LIDAR nos Estados Unidos

Após um acidente com uma vítima fatal envolvendo o piloto semi-automático do Model S, a Tesla pode estar trabalhando em melhorias para seu sistema para veículos autônomos.

Uma imagem capturada nas ruas de Palo Alto próximo a sede da empresa de Elon Musk mostram um Model S em testes com um sensor LIDAR, tecnologia de detecção de ambiente que utiliza luminosidade para medir distâncias entre objetos.

Utilizando lasers, o rastreamento LIDAR permite fazer um mapeamento do ambiente e definir os contornos de objetos, permitindo uma visão 3D do espaço ao redor do veículo. A tecnologia não é utilizada no sistema da Tesla e, no ano passado, Elon Musk, CEO da companhia, disse que a utilização do LIDAR em seus carros era desnecessária.

O sistema para direção autônoma da Tesla é feito através do processamento de imagens capturadas por câmeras e sensores espalhados pelo carro. Apesar de ser bastante funcional, o piloto automático não evitou o acidente envolvendo o motorista Joshua Brown, que era entusiasta dos veículos da companhia.

- Continua após a publicidade -

O Model S de Brown não identificou a carroceria de um caminhão que estava contra o céu brilhante e não conseguiu desviar da colisão. Agência Nacional de Segurança do Tráfego em Rodovias está investigando o caso para averiguar o funcionamento da tecnologia, que pode ter causado mais um acidente.

O sistema LIDAR poderia ter auxiliado a evitar o acidente, já que utiliza lasers para mapear o ambiente. Recentemente, a Ford utilizou os radares de rastreamento para fazer um veículo Fusion andar no escuro e com as luzes apagadas.

Via: TechCrunch
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.