Nova tecnologia de e-reader suporta vídeo

E-readers têm chamado muita atenção nos últimos anos,  não é para menos - afinal, quem não quer o conforto de ler seus livros e HQs favoritas no conforto de um fino leitor portÁtil? No entanto, apesar de o mercado contar com ótimos aparelhos, pode-se dizer que ainda não estÁ disponível a solução perfeita para o usuÁrio.

O tão falado iPad, por exemplo, permite visualização de vídeo e arquivos em cores, porém a tela de LCD não é tão relaxante quanto o papel para a vista. JÁ o popular Kindle funciona à base de tinta eletrônica (e-ink), mas só trabalha com preto e branco. O Sony Reader, por sua vez, usa tinta eletrônica colorida, mas a uma taxa de atualização relativamente lenta.

Pois surge uma companhia com uma idéia ousada, que utiliza uma tecnologia diferente para criar uma alternativa de e-reader em cores com transição rÁpida (permitindo a reprodução de vídeos), mas sem o cansaço proporcionado pelas telas de LCD.

- Continua após a publicidade -

Trata-se da Liquavista, companhia holandesa que estÁ desenvolvendo uma linha de dispositivos baseados na tecnologia "electrowetting" - que nada mais é do que a manipulação elétrica de óleo colorido, semelhante ao que é feito com a tinta eletrônica. No entanto, devido às propriedades diferenciadas do óleo, é possível trabalhar com as cores a uma velocidade dinâmica o suficiente para a reprodução de vídeo e transição suave de imagens. Veja o vídeo abaixo comparando o Sony Reader ao leitor da Liquavista:

O plano da empresa é lançar primeiramente um leitor de e-books no mercado, para depois de ter fortalecido sua marca lançar outros aparelhos, com suporte a vídeo e navegação na web. Caso a tecnologia se comprove realmente eficiente e de menor custo - como a empresa defende - teríamos aí um tablet revolucionÁrio, proporcionando uma experiência de uso mais confortÁvel.

Assuntos
Tags
  • Redator: Mauro J. Barreto

    Mauro J. Barreto

    Formado em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em 2008, Mauro Barreto trabalha na redação da Adrenaline, em Florianópolis, desenvolvendo pautas, produzindo artigos, entrevistas e atualizando o site com notícias sobre os segmentos em que a Adrenaline atua. Também assina a coluna "Mundo Tech", onde comenta sobre assuntos relevantes do mercado de Games e Tecnologia. Até hoje é viciado em Street Fighter II e não troca seu iPod por nada.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.