Nvidia explica o motivo da GeForce GTX 1060 não ter SLI

Entre os detalhes que mais chamaram atenção no lançamento da Nvidia GeForce GTX 1060 foi que ela não terá suporte a SLI. A Nvidia agora se pronunciou sobre o assunto, e explicou o motivo da decisão. Confira a declaração oficial deles:

"A GTX 1060 entrega enorme desempenho e eficiência energética em seu segmento. Porém, o SLI foi idealizado para criar as plataformas de games mais rápidas do mundo, sem exceções – e focando diretamente nos gamers entusiastas e hardcores.

De fato, pouquíssimos gamers criam máquinas com SLI utilizando GPUs mainstream. Com o SLI, nós concentramos nossos esforços em criar os maiores e melhores PCs para games possíveis, usando nossas GPUs high-end do segmento para entusiastas com nossas novas pontes SLI de grande largura de banda". 

- Comunicado oficial da Nvidia

A Nvidia está mudando seu foco em relação ao SLI com a geração Pascal. Afinal, com suas novas pontes SLI de alta largura de banda, ela está concentrando seus esforços na combinação de 2 placas de vídeo. Foi isso que vimos no lançamento da GTX 1080 e GTX 1070. Um bom motivo para isso está na ineficiência de combinações de 3 ou 4 GPUs, que foram retratadas quando construímos nosso PC Ostentação 2016.

Apesar disso, o SLI já não é mais a solução para combinar duas placas de vídeo. Vale lembrar que a Microsoft anunciou nesta semana que vai facilitar a vida dos desenvolvedores na hora de adicionar suporte a multi-GPUs na API DirectX 12. A tecnologia permite utilizar duas GPUs em conjuntos sem a necessidade de pontes SLI, e até mesmo unindo placas de AMD e Nvidia na mesma máquina.

- Continua após a publicidade -

A última hipótese foi levantada pelo site TechPowerUp, que já recebeu a placa de vídeo para análise e possui seus benchmarks – que estão sob embargo até o dia 19 de julho. Segundos eles, duas GTX 1060, que juntas custariam US$ 500, poderiam resultar numa canibalização dentro da própria linha da empresa. Isso tornaria a GTX 1080 pouco atrativa pelo preço de US$ 600.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.