AMD anuncia driver para solucionar consumo excessivo da RX 480

A AMD cumpriu o prometido e divulgou novidades sobre o futuro driver que promete solucionar os problemas de consumo excessivo da Radeon RX 480. Diversos testes apontaram um consumo acima do limite especificado pelo padrão PCIe, ultrapassando os 75 watts. A empresa afirmou estar trabalhando em uma solução que ficará disponível com o próximo driver, o Radeon Software Crimson Edition 16.7.1, que será divulgado dentro dos próximos dois dias. Além de corrigir o problema de consumo, a empresa afirma que ajustes podem aumentar a performance em games, chegando a ganhos de 3%.

O comunicado, em tradução livre (texto original disponível nesse link), é o seguinte:

"Prometemos uma atualização hoje sobre as preocupações relacionadas ao consumo excessivo de corrente através da conexão PCIe. Mesmo estando confiantes que os níveis de consumo não representam um risco à placa-mãe e aos componentes do PC baseados no uso esperado, estamos seriamente nos direcionando a este tópico e atendendo as preocupações. Com esse objetivo, unimos uma equipe global que passou o fim de semana testando e desenvolvendo um update de driver que irá melhorar o consumo de energia. Temos a satisfação de anunciar que esse driver - Radeon Software 16.7.1 - está em seus testes finais e será lançado dentro das próximas 48 horas.

Nesse driver estamos implementando uma mudança na forma como o consumo é endereçado na Radeon RX 480 - e isso causará um consumo menor através da conexão PCIe.

Separadamente, também incluímos uma opção que reduz o consumo total de energia com impacto mínimo em performance. Usuários encontrarão essa opção como "compatibilidade" na interface de ajustes nas configurações gerais do menu do Radeon Settings. Por padrão essa opção estará desabilitada.

Finalmente, estamos também implementando um conjunto de melhorias na arquitetura Polaris que trarão um ganho de performance em títulos populares na casa dos 3%. Essas otimizações foram projetadas para melhorar a performance de RX 480, e devem superar a perda de desempenho que será causada pelo acionamento da opção "compatibilidade".

- Continua após a publicidade -

A AMD está comprometida em entregar experiência de alta qualidade e alta performance em seus produtos, e estamos continuamente oferecendo aos consumidores mais controle sobre a performance e eficiência de seus produtos. Agradecemos o feedback até o momento, e esperamos continuar futuras otimizações de performance e eficiência energética na RX 480."

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.