ASUS ROG desenvolve sistema Fan Control; gerencie fans externos para resfriar a GPU

Os fans do sistema de refrigeração estão comumente conectados à CPU do computador através de um conector de 4 pinos. Mas com as novas tecnologias e desempenhos da última geração de GPUs (considerando a arquitetura Pascal), a eficiência das placas de vídeo exige uma atenção maior do que placas intermediárias. A partir desta preocupação, a ASUS Republic of Gamers desenvolveu um sistema inovador: o primeiro controlador de uma placa de vídeo para fans externos.

Para os modelos Strix GTX 1080 e 1070, a equipe de pesquisa gamer da ASUS desenvolveu dois conectores de 4 pinos para a placa de vídeo. A adaptação permite que o sistema da própria placa controle fans externos do gabinete para trabalharem de acordo com sua demanda. Isso permite ao usuário sincronizar os a velocidade dos fans com a temperatura da GPU. Isso melhora o desempenho de refrigeração por circular "ar frio" de fora do gabinete diretamente para a placa.

Isto significa melhores overclocks,estabilidade e mais desempenho FPS. E é claro que a tecnologia 0db Strix irá atuar quando a placa estiver ociosa para desligar o sistema  por completo, oferecendo ruído zero.
Em última análise, isso significa que seu PC pode usar os fans da GPU (via software GPU Tweak II) e os fans ligados à placa-mãe (via Fan Xpert III) para otimizar a melhor refrigeração possível.

Como controlar o fan em configuração GPU Tweak II:
Identificar os fans externos que podem resfriar diretamente a placa de vídeo e ligá-los pelos cabos à sua ROG Strix GTX 1080 ou 1070. Em seguida, iniciar o GPU Tweak II e entrar em "professional mode" (botão inferior direito), onde você verá a opção "Fan Speed" ​​(%). Estará definido como auto (automático), mas você pode definir uma frequência fixa manual ou selecionar "User Defined" para personalizar os fans.

- Continua após a publicidade -

O padrão "User Define Setting" é mostrado abaixo: os fãs ligam a 55º C. É possível configurar os fans para ligar mais cedo ou mais tarde, aumentar o limite de temperatura máxima e definir velocidades mais altas para compensar a tensão extra e overclocks.

 

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.