Robô Jornalista da Associated Press começa a escrever sobre baseball nos Estados Unidos

A Associated Press anunciou semana passada que usará um "robô jornalista" para fazer a cobertura da Minor League Baseball nos Estados Unidos. Utilizando um software com inteligência artificial e dados e estatísticas da MLB, a tecnologia da agência de notícias fará textos sobre 142 times afiliados de 13 ligas.

A Minor League Baseball foi escolhida como pauta para o Wordsmith, nome do sistema, por causa da dificuldade da cobertura se fosse feita por jornalistas em pessoa. A Associated Press tentou cobrir a liga com jornalistas em 2006, mas como são muitos times envolvidos e em todas as partes dos Estados Unidos, o tempo e custo para movimentar as equipes foi bastante elevado.

Para garantir que o software está fazendo tudo certo, a agência contratou uma equipe de desenvolvedores e jornalistas para gerenciar e desenvolver a tecnologia.

Barry Bedlan, responsável pelas publicações de esportes da AP, disse que tem interesse de levar o software para outras modalidades, mas é uma missão complicada, já que é necessário total apoio das organizações envolvidas. "Se uma organização esportiva não der 100% de apoio e prontidão por horas ou mesmo dias, isso não funciona, pois perde-se o valor notícia para jornais, transmissoras e sites".

O Wordsmith da Associated Press já foi utilizado em outros coberturas pela agência de notícias. No ano passado, o robô jornalista foi utilizado para aumentar a coberturas dos jogos universitários nos Estados Unidos. Além disso, o software também foi empregado em reportagens de economia, fazendo levantamento e processamento de dados.

- Continua após a publicidade -

Ainda não existe previsão de adoção desse tipo de tecnologia no Adrenaline. Os estagiários continuam sendo a máquina de produção de notícias.

 

Via: The Verge Fonte: Associated Press
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.