Steam Hardware Survey: Intel tem mais de 3 quartos do mercado gamer de CPUs

A AMD luta para competir com a Intel no mercado de processadores, mas no momento a situação não está nada fácil. A Intel lidera o mercado de CPUs para consumidores por uma larga margem, e mais uma prova disso é o último relatório de hardware da Steam.

Mais de três quartos dos usuários, ou 77,11%, utilizam processadores da Intel, enquanto a AMD está em apenas 22,8% dos PCs. Isso ainda é uma tendência que tem se demonstrado nos últimos meses, com a AMD perdendo uma pequena parcela de cerca de 1% desde fevereiro.

Para mudar esse panorama, a aposta da AMD está na sua nova microarquitetura Zen, que prometem um design de alta performance totalmente novo. Os novos núcleos Zen são capazes de oferecerem um número de instruções por clock até 40% maior que os da geração passada, de codinome Excavator. A microarquitetura é baseada em tecnologia FinFET de 14 nm.

Já a Intel está se preparando para lançar os primeiros processadores da geração Kaby Lake no final de 2016. Essa geração será a terceira da empresa a trazer arquitetura de 14 nm, o que quebra a lógica Tick-Tock de lançamentos da empresa.

Fonte: Steam HW Survey
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.