Cabo de 9 mil km do Google terá conexão de 60Tbps entre Japão e EUA

O Google inaugurou esta semana um cabo de rede submarino de 9 mil quilômetros que liga as cidades de Oregon, nos Estados Unidos e Chiba e Mie, no Japão. Utilizando tecnologia de fibra ótica e seis pares de fios, o cado oferecerá conexões de até 60Tbps entre os países.

Apesar de conectar diretamente apenas três cidades, o cabo patrocinado pelo Google e empresas de telecomunicação pode ser ramificado e oferecer internet de alta velocidade para a costa oeste dos Estados Unidos, além de todo o Japão, Coreia do Sul, Singapura e parte da China.

O projeto do cabo, chamado de FASTER, foi concebido pela união entre Google, Global Transit, China Telecom Global, Singtel, China Mobile International e KDDI, além do grupo de telecomunicações japonês NEC.

Com a realização do projeto, todas as empresas do consórcio vão tirar proveito da velocidade gerada pelo cabo, uma vez que companhias de tele comunicação precisam de estruturas robustas para operar.

Vale lembrar que existem projetos como este envolvendo o Brasil. Um cabo que ligaria São Paulo e Rio de Janeiro e algumas cidades europeias está sendo desenvolvido pelo Facebook e deve começar a operar até o final de 2017.

 

Via: Tweaktown
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.