Google e Facebook começam a bloquear vídeos com conteúdos terroristas e extremistas

Sites de maior expressão em divulgação de vídeos na internet, como YouTube (Google) e Facebook, estão começando a automaticamente bloquear e remover qualquer tipo de conteúdo terrorista ou mais extremista das suas páginas de acesso.

A intenção é reduzir o difusão de ideias violentas e o crescimento de ataques terroristas, cujos grupos radicais comumente usam as redes sociais não apenas para propagar seus ideais de extrema violência, como também para divulgar seus feitos a países-alvos.

A medida visa atender a uma série de exigências recentes de alguns dos principais governos mundiais para que vídeos com violência gratuita e propagandas extremistas deixem de circular pela. Outras empresas que podem vir a aderir às restrições são o Twitter e o CloudFare

Bloquear ou restringir conteúdos na internet ainda levanta uma questão adjacente à discussão: a liberdade de expressão nas redes sociais. Algumas das principais empresas de tecnologias do mundo se mostram bastante cuidadosas em não interferir ou policiar de maneira automática o que é compartilhado nas suas páginas.

Atualmente, quem mais tem esse poder de intervenção a conteúdos impróprios é o próprio usuário que, através de uma série de ferramentas, conseguem sinalizar às gigantes o tipo de material que circula pelas páginas das suas redes sociais. A partir disso, essas mesmas postagens passam a ser bloqueadas ou excluídas permanentemente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Guardian Fonte: Reuters
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.