Índice do Artigo

Games

Equipe de Crossfire da paiN Gaming termina line-up em oposição à Z8 Games

Por conta do posicionamento da Z8 Games, publisher de CrossFire no Brasil, a equipe da paiN Gaming resolveu se abster da final do campeonato e também extinguir a equipe. A Grande Final do Campeonato Brasileiro de CrossFire aconteceria no dia 18, mas por causa de problemas enfrentados, o time foi encerrado e não comparecerá na competição. Abaixo, os motivos por trás da decisão da organização.

Os atletas da paiN Gaming vêm reclamando da falta de profissionalismo por parte dos organizadores dos campeonatos oficiais de CrossFire no Brasil há algum tempo: exemplo disso é o Desafio CrossFire. Nesta competição, de acordo com a publisher, é irregular a participação de equipes profissionais que não estejam com a sua line-up titular e a paiN Gaming, inclusive, não participou por não conseguir reunir todos os seus atletas. No entanto, diversas equipes disputaram a competição com um time misto, mesclando jogadores titulares, reservas e outros. Mesmo com reclamações oficiais dirigidas à Z8 Games, a paiN Gaming continuou impedida de disputar, sendo que outras equipes também estavam na mesma situação.”

Antes da equipe anunciar o término, entrevistamos o Felippe “felippe1” Martins! Nossa conversa aconteceu no dia 9 de junho, enquanto o time ainda existia. Agora, “Felippe1” continua sua carreira de ciberatleta em Counter Strike: Global Offensive. Ele foi contratado pela Alientech e irá morar em Portugal e jogar no cenário europeu.

“Existe uma diretriz no contrato firmado entre os jogadores profissionais e a Z8 Games que diz que atletas profissionais são proibidos de divulgar informações sobre outros jogos. Nosso atleta Alex “afc” Costa lembrou que um atleta da paiN Gaming foi punido por divulgar um post, em sua página, sendo que tantos outros jogadores profissionais, de outras equipes, constantemente divulgam promoções relacionadas a outros jogos e saem ilesos de punições por parte da publisher.
 
A gota d’água que fez com que a paiN decidisse dispensar os jogadores e acabar com a line-up de CrossFire aconteceu durante os preparativos para o CrossFire China Qualify, evento que aconteceu em São Paulo na última semana.
 
No dia 19 de maio a paiN Gaming recebeu um convite para participar do classificatório nacional para o Campeonato Mundial de CrossFire. No e-mail, a Publisher do jogo fazia diversas exigências e uma delas era a data limite para a apresentação dos documentos e passaportes dos jogadores. Menos de 10 minutos depois do recebimento do e-mail todos os passaportes e documentos solicitados foram enviados e confirmamos a nossa participação no evento.
 
No dia 25 de maio, o TEAM INNOVA também confirmou a sua participação, tirando o passaporte em dois dias – dentro das regras estipuladas e respeitando o que foi pedido pela publisher. O INNOVA, inclusive, convocou um jogador reserva para o lugar do titular AVG, porque o mesmo não teria tempo suficiente para providenciar seu passaporte.  No mesmo dia, Carlos, responsável pela Publisher, informou por e-mail que os prazos de inscrição não seriam alterados para nenhuma equipe.
 
Outras três equipes brasileiras, excluídas da competição por não conseguirem reunir as documentações no prazo determinado também entraram em contato com a Z8 Games para pedir mais tempo para apresentar as informações mas também foram avisadas de que o prazo não seria aumentado “de forma alguma”.
 
No dia 30 de maio recebemos um e-mail confirmando a o confronto paiN x INNOVA, em melhor de 5, disputado presencialmente no dia 11/06. Desde então, voltamos a nossa preparação exclusiva pra esse jogo, inclusive deixando o CBCF como nosso objetivo secundário.
 
Após rumores trocados entre jogadores e equipes, no dia 03 de junho, Ana da Publisher, confirmou a participação da INTZ no classificatório, ainda que eles ainda não tivessem o passaporte em mãos.
 
No dia do evento, de acordo com os atletas da paiN Gaming, não havia nenhum juiz inspecionando os jogos do classificatório e o atleta afc percebeu que alguns jogadores da INTZ estavam olhando para o telão e passando informações de onde estavam os jogadores da paiN no mapa. Esta informação foi confirmada por jogadores da INNOVA, que assistiam ao jogo in-loco e também pelos narradores e comentaristas, que perceberam a atitude antiesportiva dos atletas da INTZ.
 
Os atletas de CrossFire da paiN Gaming serão dispensados e a line-up, extinta. A paiN, respeitosamente, lamenta a sequência de fatos narrados acima e espera que o cenário brasileiro de eSports seja tratado com seriedade pelos envolvidos: times, publishers, jogadores e patrocinadores, buscando sempre a profissionalização do segmento.”

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções