Índice do Artigo

Nvidia

MSI e Asus mandam GPUs para review com clock padrão maior do que modelos para usuários [+update]

[+update]: A Asus publicou uma nota oficial, disponível na íntegra abaixo:

A ASUS esclarece que tanto a ASUS ROG Strix GeForce GTX 1080 quanto a GTX 1070 são placas de vídeo que vêm equipadas com o exclusivo software GPU Tweak II, que otimiza o desempenho do componente com a possibilidade de utilizá-lo em modos silencioso ou para jogos e OC (overclocking). Esses recursos permitem aos usuários que selecionem um perfil que se adapte melhor às suas necessidades, o que pode ser feito de forma fácil e intuitivamente a partir do GPU Tweak II.

As amostras da ASUS ROG Strix GeForce GTX 1080 OC e da ASUS ROG Strix GeForce GTX 1070 OC enviadas à imprensa estão – por padrão – definidas para o “Modo OC”. Para oferecer a melhor performance do produto, o modo de OC é ativado por padrão e a ASUS está ciente de que as placas de vídeo serão analisadas primeiramente em desempenho máximo, sendo que o reviewer/jornalista tem a liberdade de analisar os produtos nos outros modos com a GPU Tweak II. No “Modo OC”, é possível observar a extrema performance e eficácia da exclusiva tecnologia ASUS de refrigeração.

Já os produtos destinados ao varejo estão em “Modo Gaming” por padrão, o que permite aos gamers experimentarem o melhor equilíbrio entre desempenho e operação silenciosa. A ASUS incentiva os usuários finais a utilizarem a GPU Tweak II e fazerem os ajustes entre os modos disponíveis para encontrarem o melhor modo de acordo com as necessidades ou preferências pessoais.

A ASUS reforça, ainda, que tanto as placas de vídeo destinadas à imprensa quanto aquelas disponibilizadas no varejo são igualmente munidas do software GPU Tweak II, para a livre seleção dos modos de desempenho, não havendo qualquer diferença em termos de hardware e performance entre essas amostras.

 

[+texto original]:O TechPowerUp está denunciando que recebeu modelos da GTX 1080 pela MSi e Asus com clock padrão diferente do que é oferecido nas lojas para usuários. Não se trata de nenhum ganho absurdo nas frequências, e são clocks que podem ser obtidos pelos perfis de cada placa, mas as GPUs vieram diretamente da caixa em seus perfis mais rápidos, algo que não acontece quando você as compra nas lojas.

A GTX 1080 Gaming X, da MSi, por exemplo, roda no Gaming Mode a 1683 MHz, com GPU Boost de 1822 MHz. É assim que a placa sai da caixa quando alguém a compra. O modelo que o TechPowerUp recebeu para review veio da caixa no modo “OC”, que roda a 1708 MHz com boost em 1847 MHz. Apesar de ser uma pequena diferença na configuração, o Tech Power Up acredita que a empresa agiu de má fé, porque isso parece uma tentativa de fazer responsável pela análise testar a placa no modo “OC” sem perceber, já que normalmente ela viria no modo Gaming direto da caixa. Os ganhos na performance não seriam espetaculares, mas poderiam ser suficientes pra placa sair na frente de uma concorrente que tenha sido testada em seu modo padrão, sem estar num perfil de overclock extra, o que seria uma comparação injusta.

O procedimento teria sido feito pela Asus também, com seu modelo da GTX 1080 Strix e da 980 Ti Matrix, como mostrado na tabela abaixo.

Fonte: Tech Power Up

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções