Apple muda App Store para incentivar apps por assinatura; sugestões pagas em buscas também estão a caminho

Antecipando a WWDC, evento da Apple voltado aos desenvolvedores que acontece na próxima segunda-feira (13/06), Phil Schiller, vice-presidente da Apple de Marketing Global, contou algumas das novidades que estão a caminho. A primeira delas é uma nova política para venda de apps, que agora dará mais flexibilidade aos desenvolvedores na hora de comercializar seus softwares. Entre as novidades está a possibilidade de vender assinaturas que incluam mais de um aplicativo, e também um novo modelo de negócios para apps com assinatura. A Apple passará a tirar uma parcela menor da renda de apps de assinatura, caso o usuário assine por mais de um ano.

Atualmente a fatia é feita da seguinte forma: na venda do app, a Apple fica com 30% e o desenvolvedor com 70%. Após um ano de assinatura, a Apple reduzirá sua parcela para 15%, deixando que o responsável pelo app aumente sua renda para 85% sobre o valor pago na loja de aplicativos, nesse modelo de venda com pagamentos constantes.

Com o movimento de incentivar as assinaturas no lugar do antigo modelo de compras únicas, a Apple parece sinalizar que seguirá uma tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos. Empresas como a Microsoft vem apostando mais no formato, deixando de focar na venda de um software para por seus esforços nos modelos de mensalidades, com serviços como OneDrive e Office 365. Outras plataformas como Spotify e Netflix surgiram já dentro desse modelo de negócio.


Phil Schiller

Uma mudança controversa são as buscas pagas. A Apple pretende incorporar um modelo de pagamentos para que apps apareçam entre as primeiras sugestões em buscas na App Store. De acordo com Schiller, essa mudança foi "pensada cuidadosamente de uma forma que, acima de tudo, os consumidores fiquem felizes". Essas buscas patrocinadas serão feitas de forma "justa para os desenvolvedores e também para os desenvolvedores indies". A publicidade na busca de aplicativos irá iniciar em fase beta na loja americana da App Store.

- Continua após a publicidade -

Mais novidades devem aparecer na WWDC, evento que acontece do dia 13 a 17 de junho em São Francisco, nos Estados Unidos. A keynote de abertura será transmitida na segunda-feira (13) às 14 horas, horário de Brasília, e poderá ser assistida através desse link.

Via: The Verge, Loop Insight Fonte: Developers Apple
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.