Instagram começa a mudar a ordem do feed de usuários; campanha contra alteração segue reunindo assinaturas

O Instagram já havia anunciado sua intenção de mudar a ordem do feed de fotos em março, e agora enfim a plataforma parece estar implementando o novo algoritmo na linha do tempo de alguns de seus usuários. A novidade não foi bem recebida por muitos, o que culminou em uma campanha no Change.org com um total de 337 mil assinaturas (no momento em que essa notícia estava sendo redigida) pedindo para que a rede social focada em fotos continue mostrando as novas postagens na ordem cronológica.

A justificativa do Instagram para a mudança é que seus usuários não veem em torno de 70% das postagens das pessoas que seguem, e o algoritmo buscaria garantir que o usuário não irá perder as "postagens que lhe são mais importantes", como uma da banda que ele é fã, por exemplo. Na contra-mão, a principal crítica dos oposicionistas a esse método é sobre o critério que será usado para definir o que será exibido primeiro, pois em casos como o Facebook, a rede social implementa a preferência para seus parceiros comerciais e páginas que investem em publicidade na plataforma, reduzindo fortemente a exibição de publicadores que não encaixam com os interesses da rede social ou que não pagam para conseguir mais exposição.

Outra rede social que também trabalhou o conceito (e também precisou lidar com reações negativas): o Twitter implementou o "Enquanto você esteve ausente", que separa as publicações que o algoritmo considera mais relevante desde a última vez que a pessoa acessou a rede. A mexida, porém, é mais discreta: surge apenas após longos períodos sem uso do app, e seleciona apenas algumas postagens, com o restante sendo composto pela ordenação cronológica de novos conteúdos.

Já que o assunto é Instagram... já conferiram o nosso? wink

Via: DPReview Fonte: Blog Instagram
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.