Foto mostra o soquete das placas AM4 para CPUs e APUs Zen

Durante a Computex 2016, a AMD mostrou pela primeira vez um processador baseado na arquitetura Zen, sua promessa para voltar a disputar no segmento de alto desempenho com a rival Intel. Além da breve aparição da CPU Summit Ridge, outra foto começou a circular: um projeto inicial de placa-mãe com o soquete AM4, o compatível com a nova geração de processadores da empresa baseados na arquitetura Zen.

A imagem, divulgada pelo TechPowerUp, mostra alguns detalhes interessantes. O soquete parece ter dimensões semelhantes ao dos atuais AM3+, e possivelmente contará com pinos mais finos, já que os soquetes atuais da AMD possui um total de 942 pinos (AM3+) e 906 pinos (FM2+) e o AM4 irá aumentar essa contagem para 1331. Outra curiosidade é o formato do encaixe de cooles, que agora terão furações na placa-mãe em formato quadrado, ao invés do retangular usado pela AMD nos últimos anos.

O grande destaque é na verdade uma ausência: a placa-mãe não possui chipset. As novas CPUs Zen devem integrar esse recurso no die do processador, portanto esse componente que há anos está presente na placa-mãe "fez sua mudança para dentro do processador". O soquete AM4 passará a unificar as duas linhas de produtos da AMD, sendo compatível tanto com os FX e suas CPUs de alto desempenho quanto com as APUs equipadas com gráficos integrados.

Via: TechPowerUp
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.