Anatel não vai proibir limite na banda larga fixa, diz João Rezende

A polêmica da internet fixa com limites voltou: o presidente da Anatel, João Rezende afirmou que o órgão regulador não pode intervir no modelo de negócios das operadoras que traz franquias para a internet banda larga. De acordo com o Valor Econômico, Rezende disse que a legislação não impede o limite na internet fixa e que a proibição "prejudicaria os investimentos em redes". Com isso, a limitação da internet fixa fica a critério das operadoras.

Após uma série de movimentos e críticas de usuários, em abril, a Anatel lançou uma nota dizendo que proibiria a implementação de planos de dados na internet fixa por tempo indeterminado. Com as novas declarações de Rezende ao jornal Valor Econômico, presumimos que o "indeterminado" chegou ao fim.

Estabelecer franquias em internet de banda larga fixa é um absurdo [Editorial]

Também falando ao Valor Econômico, o secretário de inclusão digital e internet do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Maximiliano Martinhão declarou que houve uma falha de comunicação em meio a esse caso e os usuários se posicionaram pensando que poderiam mudar alguma coisa. "Os usuários viram a possibilidade de o contrato ser alterado, sem que pudessem opinar ou entender o verdadeiro impacto e quando se toca em algo essencial, é natural que as pessoas se posicionem do jeito que fizeram".

O secretário acredita que deve haver um equilíbrio entre as empresas e o usuários, devido a grande demanda por serviços de internet. "O fundamental é que o consumidor não seja prejudicado nesse processo — abusos não serão tolerados — mas é preciso entender que o setor tem que ser rentável para que os investimentos possam ocorrer".

- Continua após a publicidade -

O debate sobre a limitação da internet banda larga começou em março, quando a Vivo anunciou que ofereceria exclusivamente planos de banda larga fixa com limites de dados. A polêmica ganhou ainda mais força com a divulgação dos pacotes de dados, que prejudicariam usuários de serviços de streaming e videogames.

Em seguida, o presidente da Anatel João Rezende declarou que a era da internet ilimitada chegou ao fim. Em abril, graças a movimentação popular na internet,o órgão teve que dar uma resposta para acalmar os ânimos dos usuários de internet. Neste mês, o senado lançou uma votação para saber o posicionamento do público em relação a limitação da internet fixa, que poderá ser acessada até o dia 15 de junho. Possivelmente teremos novos desdobramentos do caso em breve. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Valor Econômico
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.