Samsung cria SSD NVMe de 512 GB dentro de chip extremamente pequeno que pesa apenas 1 grama

A Samsung anunciou que irá iniciar a produção em massa de uma nova série de SSDs NVMe num formato extremamente pequeno – menor que um selo postal. A unidade de armazenamento, que se chama PM971-NVMe, pode incluir até 512 GB de memória flash NAND, um controlador e RAM LPDDR4.

Tudo isso entra num único chip BGA que mede 20 mm x 16 mm x 1.5 mm e pesa apenas 1 grama, de acordo com a Samsung. E não pense que seu tamanho reduzido vá significar desempenho ruim, pois o SSD promete velocidades de leitura de até 1.500 MB/s e de escrita de até 800 MB/s.

O PM917-NVMe será construindo usando chips NAND de 20 nm e incluirá 4 GB de RAM LPDDR4 para cache. Ele estará disponível em versões de 512 GB, 256 GB e 128 GB. A Samsung não revelou qual conector será utilizado para se conectar aos computadores, mas seu tamanho indica que não será difícil colocá-lo numa placa M.2. Além disso, ele também possivelmente será integrado diretamente em placas-mãe de tablets e de notebooks.

Via: PC World, Compute World Fonte: Samsung Newsroom
Tags
ssd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.