3,8 milhões de smartphones foram vendidos por dia no mundo em 2016

A empresa de consultoria e pesquisa Gartner aponta que foram vendidos 349 milhões de smartphones durante o primeiro trimestre de 2016. Isso significa que foram comercializados 3,8 milhões de aparelhos por dia. A pesquisa também apontou o crescimento no mercado smartphones e a ascensão das empresas chinesas, que estão tirando consumidores das gigantes Apple e Samsung.

Em comparação com 2015, o número de smartphones vendidos no primeiro semestre cresceu 3,9%. A companhia que mais vendeu aparelhos celulares no mundo foi a Samsung, que é dona de 23,2%. A Apple ficou na segunda colocação, com uma queda nos lucros e na venda dos iPhones em relação ao mesmo período do ano passado.


O Galaxy S7 foi a principal investida da Samsung no início de 2016

Além das duas gigantes, três empresas chinesas fecham o ranking das cinco companhias que mais venderam mundialmente: Huawei, Oppo e Xiaomi. Juntas, as companhias representam 17% do mercado de smartphones e grandes problemas para as primeiras colocadas na lista.

Graças ao surgimento de novas fabricantes, a Apple e Samsung estão perdendo espaço na China, um dos principais mercados do segmento no mundo. Estas fabricantes costumam trazer aparelhos com especificações atraentes, design semelhante ao das grandes marcas e um preço mais em conta.

- Continua após a publicidade -

A Oppo, que ficou em quarto lugar na lista, tem em seu portfólio aparelhos como o F1 Plus, que é basicamente um iPhone rodando Android com 4 GB de RAM e câmera frontal de 16 MP. De acordo com a Gartner, a companhia teve o maior crescimento do semestre, com um aumento de 145% nas vendas unitárias. Enquanto isso, no mesmo período, os lucros da Apple caíram pela primeira vez em 13 anos.

Em relação ao sistema operacional, o Android continua no topo mundialmente: o OS da Alphabet está presente em 84,1% dos dispositivos vendidos no primeiro trimestre. O iOS permaneceu em segundo lugar, com uma fatia de mercado de 14,8%. O Windows aparece com 0,7%.

Por ser um sistema aberto e graças as inúmeras parcerias, o Android continua crescendo mesmo com as modificações no mercado. Na maioria dos casos, as novas empresas lançam seus smartphones utilizando modificações do sistema da Alphabet, o que está auxiliando a companhia a roubar parte do mercado do iOS.

 

- Continua após a publicidade -

 

 

 

 

Fonte: Gartner
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.