Índice do Artigo

Nvidia

Nvidia deve lançar GeForce GTX 1080 Ti baseada num novo chip Pascal

A Nvidia deve mesmo lançar uma placa de vídeo com o nome de GeForce GTX 1080 Ti para ser sua topo de linha no mercado gráfico para consumidores, afirma o site WCCF Tech. A notícia ainda especula que a GPU vai se basear num novo chip com arquitetura Pascal, o GP102, que seria uma versão gamer do GP100, feito para o mercado para o mercado profissional.

A ideia seria ter um chip mais acessível que o GP100 utilizado na Tesla P100, mas que também fosse mais complexo que o GP104 utilizado na GeForce GTX 1080. Isso porque o GP100 utiliza uma combinação de núcleos CUDA FP32 (de precisão simples) e FP64 (de dupla precisão), com até 3.840 SPFP e 1.920 DPFP, trazendo a conta para um total de 5.760.

O problema é que os núcleos de dupla precisão são praticamente inúteis para gamers, tornando o chip ineficiente do ponto de vista comercial. Para completar, o GP100 utiliza interface de memória HBM2 de 4096-bits, o que tornaria a empresa refém da disponibilidade do produto.

Por isso, o chip GP102 da GTX 1080 Ti deve chegar com os 3.840 núcleos CUDA FP32, 33% a mais do que a GTX 1080 possui. Outro fator que devemos ver na GPU é o uso da interface de memória GDDR5X, que possui maior disponibilidade no mercado. É interessante notar, porém, que esta notícia é bastante preliminar, e é baseada apenas nas conversa que o editor do WCCF Tech, Usman Pirzada, teve com fontes de dentro da indústria. Portanto, ainda há margem para mudanças dentro das especificações, e também a possibilidade de ele simplesmente estar errado.

Fonte: WCCF Tech | Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções