Trens movidos a energia solar da Hyperloop serão revestidos com Vibranium

A Hyperloop é a empresa do cientista bilionário Elon Musk que desenvolve trens supervelozes movidos a energia solar e pretende revolucionar os transportes coletivos. Nesta semana, a companhia anunciou uma parceria com a fabricante de materiais c2i para revestir as cápsulas do transporte do futuro com uma fibra de carbono especial chamada Vibranium.

O nome do material é o mesmo utilizado no universo cinematográfico Marvel, mas ainda não foram dadas informações se o estúdio está ciente da utilização do termo, que nos filmes é utilizado para nomear o raro metal de Wakanda que compõe o escudo do Capitão América e a armadura do Pantera Negra e o corpo de Visão.


Conceito do Hyperloop: uma cápsula lançada em um tubo com baixa pressão para levar passageiros em alta velocidade

Enquanto o metal do cinema se destaca por ser resistente e não respeitar as leis da física, o Vibranium da Hyperloop auxiliará os cientistas a monitorarem a estabilidade, temperatura e integridade das cápsulas do transporte, que alcança velocidades superiores a 400 km/h.

A liga de metal que é 10 vezes mais forte que o ferro e cinco vezes mais leve que o alumínio permitirá que os pesquisadores encontrem eventuais falhas de funcionamento durante os testes. Futuramente, a companhia também pretende utilizar o Vibranium para revestir o interior das cápsulas com o material também, com o objetivo de aumentar a segurança dos passageiros.


Protótipo alcançou 483km/h em 1km de trilhos durante testes em Nevada

- Continua após a publicidade -

Na semana passada, a Hyperloop fez os primeiros testes práticos de seu trem no Deserto de Nevada, nos Estados Unidos. A tecnologia utiliza cápsulas presas a trilhos em um tubo com baixa pressão atmosférica. Na demonstração, o trenó, que ainda não carrega passageiros, alcançou 187 km/h em 1,1 segundo.

 O projeto vem sendo pensado por Elon Musk desde 2003 e é bastante ambicioso: a companhia pretende alimentar o sistema com energia solar e torná-lo totalmente autônomo, sem a necessidade de um maquinista. O trem da Hyperloop ainda está em fases iniciais de desenvolvimento, mas a companhia pretende carregar passageiros até 2021.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.