Uber começa a testar carro autônomo e sistema para incentivar o uso de carros compartilhados

O Uber pretende mudar o sonho de algumas pessoas de ter um carro próprio e começou a testar maneiras para alcançar esse objetivo nos Estados Unidos. O serviço de carros compartilhados entrou na onda de empresas como Google e Tesla e começou a testar seu primeiro veículo autônomo na Califórnia. Além disso, a companhia também iniciou uma parceria com uma imobiliária em San Fransisco onde dá US$ 100 para cada morador gastar em corridas no serviço.

Na quinta-feira, o Centro de Tecnologias Avançadas do Uber colocou um Ford Fusion híbrido para rodar no centro de Pittsburgh, nos Estados Unidos, de forma autônoma. Apesar do carro não precisar de um motorista, uma pessoa ficou dentro do veículo para monitorar o funcionamento da tecnologia.

Segundo a empresa, o carro foi utilizado para coletar dados nas ruas e também por em prática as funcionalidades autônomas. Os testes com o veículo do Uber que não precisa de motorista ainda estão em processo inicial, mas a empresa acredita que a tecnologia tem bastante potencial para o futuro.

"1.3 milhões de pessoas morrem anualmente em acidentes de carros - 94% destes envolvem erro humano. Acreditamos que a tecnologia trará menos congestionamento, mais conforto e acessibilidade para transportes e diminuirá o número de vidas perdidas em acidentes de trânsito" - Uber


Uber quer que você pare de dirigir e utilize carros compartilhados

Mas enquanto o carro autônomo não é uma realidade, a empresa está sondando outras maneiras para fazer as pessoas pararem de dirigir. Na quarta-feira, a empresa começou uma parceria com uma imobiliária e vai instalar um esquema no bairro de Parkmerced, em San Francisco.

- Continua após a publicidade -

A companhia dará aos moradores do local US$ 100 mensais para serem usados em corridas do Uber. O objetivo da empresa é transformar a vizinhança relativamente pequena em um exemplo de comunidade onde os moradores não precisam ter carros.


Crescimento no uso do Uber em São Paulo de 2014 até 2015

O Uber não é a única empresa que pretende instaurar carros autônomos e diminuir o número de motoristas nas ruas. A companhia. Junto com outras gigantes da tecnologia como o Google e concorrentes como o Lyft, a companhia faz parte de uma coalizão que pretende atualizar a legislação dos Estados Unidos para que carros sem motoristas possam trafegar pelas ruas do país.

Em paralelo a isso, o Uber também está passando por diversos processos de regulamentação do serviço de corrida compartilhada, o que acaba gerando conflitos com grupos de taxistas contrários a tecnologia ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Forbes, BBC Fonte: Uber
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.