Google anuncia aplicativos Android inteligentes que reagem entre si na interface de trabalho

Durante a conferência Google I/O, que está acontecendo nesta semana para anunciar as novidades da Gigante de buscas, a empresa apresentou uma nova solução para seus aplicativos interagirem entre si e otimizar o ambiente de trabalho do usuário. Por exemplo: um aplicativo de streaming de música poderá mudar para uma playlist mais "energética" quando os headphones forem plugados e o sensor do dispositivo perceber que você está fazendo exercícios. A Google também apresentou novas ferramentas para desenvolvedores de apps, algo que vai auxiliar na criação customizada de programas.

Google divulga novos detalhes do Android N durante o Google I/O

Para criar e desenvolver essa funcionalidade, a Google utilizou a nova API “Awareness”, que estará disponível para utilização em breve, depois do término da conferência Google I/O. Esta API combina uma variedade de funções que já estão presentes em outros sistemas, como acesso ao GPS e giroscópio para verificar se o motorista está utilizando no celular enquanto dirige (recurso presente no Waze).


A Google quer que você sugira o nome do próximo Android

- Continua após a publicidade -

Algumas dessas funções já eram possíveis antes, mas apenas se os desenvolvedores utilizassem mais de uma API para fundir os serviços dos apps. Segundo a Google, a utilização de vários sistemas poderia drenar demais a bateria e fazer com que o desempenho do smartphone caísse, deixando, consequentemente, a execução de tarefas mais lenta. A nova API inteligente não só oferece a conveniência de solicitar todas as informações sobre a situação do usuário com mais facilidade, mas também cuida da otimização do sistema. Isso significa que os aplicativos ficam mais espertos sem estressar o dispositivo ou consumir muita bateria e lotar a memória RAM.

Android Wear 2.0 vai tornar os vestíveis mais independentes do smartphone

A API “Awareness” contém duas APIs distintas: uma que permite que aplicativos sejam executados convenientemente com situação (Fence API) e outra para solicitar informações sobre o contexto atual do usuário (Snapshot API). Os desenvolvedores podem se inscrever para o acesso antecipado à “Awareness” através deste link.

Via: Tech Crunch
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.