Propagandas de Internet móvel terão que anunciar velocidade real

Todos nós sabemos o quanto são irritantes as propagandas enganosas, principalmente aquelas que informam certas condições importantes para o cliente em letras ilegíveis, no rodapé da pÁgina, ou aparecendo por alguns milésimos de segundo na TV. Pois bem, pelo menos com relação à banda larga móvel, isso deve mudar no Brasil.

Segundo determinação da Anatel, a partir de maio as operadoras de telefonia celular serão obrigadas a informar em suas propagandas a velocidade exata que estÁ sendo oferecida nos planos de serviço vendidos ao cliente. Ou seja, nada mais daquela história da frase "somente 10% da velocidade vendida é assegurada pela empresa" escondida em algum lugar do anúncio.

"O que a empresa entrega é o que terÁ que ser vendido",afirmou hoje o gerente-geral de serviços privados da Anatel, Bruno Ramos, durante audiência pública na comissão de Defesa do Consumidor. 

A determinação terÁ que ser cumprida pelas operadoras dentro de dois meses. Sendo assim, elas têm até maio para adaptar suas campanhas publicitÁrias. "O Código de Defesa do Consumidor é bem claro quando afirma que o usuÁrio tem que saber o que estÁ comprando", completou Bruno Ramos.

Pena que só agora a Anatel lembrou disso... E fica a dúvida: Por que serÁ que não incluíram as operadoras de telefonia e Internet fixa nessa determinação também?
Assuntos
Tags
  • Redator: Mauro J. Barreto

    Mauro J. Barreto

    Formado em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em 2008, Mauro Barreto trabalha na redação da Adrenaline, em Florianópolis, desenvolvendo pautas, produzindo artigos, entrevistas e atualizando o site com notícias sobre os segmentos em que a Adrenaline atua. Também assina a coluna "Mundo Tech", onde comenta sobre assuntos relevantes do mercado de Games e Tecnologia. Até hoje é viciado em Street Fighter II e não troca seu iPod por nada.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.