O retorno da Nokia aos smartphones e tablets Android agora é oficial

A Nokia anunciou que finalmente vai voltar ao segmento de smartphones e tablets, e com dispositivos Android ainda por cima. Para fazer isso, porém, a finlandesa não vai fabricar os próprios aparelhos, a empresa vai mais uma vez oferecer seu nome e sua marca para uma terciária, a recém chegada HMD.

A HMD também é baseada na Finlândia e vai ser chefiada por Arto Nummela, atual executivo da Microsoft, mas que já trabalhou para a Nokia antes. Outro executivo na liderança da HMD será Florian Seiche, outro funcionário da Microsoft com experiência com a Nokia. Aparentemente, a empresa está fazendo um esforço em garantir a qualidade dos produtos Nokia que oferecer.

A Nokia mesmo não vai fazer muita coisa além de oferecer seu nome e sua marca. A empresa vai ter direito a participar da mesa de diretores e definir "requisitos obrigatórios da marca e provisões relacionadas à performance", algo que soa mais como alegórico do que participativo. 

Além dos smartphones e tablets, a HMD vai produzir também feature phones (os "dumb" phones clássicos), em parceria com a FIH Mobile, subsidiária da Foxconn que vai ser responsável pela fabricação dos aparelhos. Hoje as duas empresas compraram o segmento de feature phones da Microsoft por US$ 350 milhões e a HMD pretende juntar o dinheiro que vai obter vendendo celulares mais baratos junto com subsídios de investidores para gastar um total de US$ 500 milhões ao longo dos próximos 3 anos no desenvolvimento e promoção de produtos.

São muitas partes se movendo e os acordos são um pouco complicados, mas o resumo da história é que as negociações devem acabar até o fim deste ano e depois teremos as primeiras previsões de chegada de smartphones e tablets Nokia rodando Android.

Fonte: Engadget, The Verge
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.