Redes sociais Youtube, Twitter e Facebook recebem críticas por não removerem conteúdos preconceituosos

Três associações antirracistas da França alegaram que vão apresentar queixas legais contra o Facebook, Twitter e Youtube por não removerem conteúdos preconceituosos e "odiosos" que foram publicados em suas plataformas. Segundo a legislação francesa, os sites devem excluir conteúdos racistas, homofóbicos e outros tipos de postagens com cunho preconceituoso, além de reportar às autoridades sobre conteúdos impróprios e ofensas publicadas. 

Facebook é processado nos Estados Unidos por monitorar mensagens privadas

A União dos Estudantes Judeus da França (UEJF), o SOS Racismo e SOS Homofobia são as três instituições que afirmaram que as redes sociais mencionadas teriam removido apenas alguns conteúdos agressivos de suas plataformas. Os grupos reportaram 586 exemplos de má conduta e preconceito nestas mídias sociais entre o final de março e o dia 1 de maio. 

Youtube está testando mensagens instantâneas dentro do aplicativo mobile

Segundo os dados: o Twitter removeu 8 de 205 comentários, o Youtube removeu 16 de 225 conteúdos e o Facebook excluiu 53 de 156 mensagens classificadas como discurso de ódio. As associações opinaram que os números são reflexo da "falta de vontade" das plataformas combaterem o preconceito e ódio gratuito dos usuários. 

"Tendo em vista os lucros do Twitter, Youtube e Facebook e o quão pouco eles pagam de impostos, a sua recusa em investir na luta contra o ódio é inaceitável", presidente o presidente da UEJF, Sacha Reingewirtz, em um comunicado.

Nova proposta pode permitir que Facebook e Google ofereçam diplomas de ensino superior

Aí vai um vídeo inspirador. Lembrem-se de não ofender o próximo :D

Via: Canal Tech, G1
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.