Nvidia quer resolver a distorção da imagem em múltiplos monitores com o Simultaneous Multi-Projection

Jogar em múltiplos monitores pode trazer um resultado bem pouco interessante, e a causa pode nem ser o hardware de altíssimo desempenho necessário para lidar com a resolução mais alta: a distorção das imagens, especialmente nas telas das laterais, impactam negativamente na experiência. Enquanto apresentava sua nova geração de placas de vídeo baseadas na arquitetura Pascal, a Nvidia mostrou a SMP (Simultaneous Multi-Projection, algo que em tradução livre ficaria Multiprojeção Simultânea). 

O maior defeito da imagem quando jogando em múltiplos monitores é a distorção que ocorre por conta de uma renderização que não faz as correções de ângulo, apenas aumentando o campo de visão da câmera. Com o SMP, a Nvidia é capaz de calcular até 16 pontos de vista simultaneamente, e dessa forma pode exibir uma imagem com a perspectiva corrigida para cada um dos monitores em uso. Para conseguir o efeito adequado, basta o usuário acessar as configurações dos drivers GeForce e encontrar o ajuste que melhor se encaixa com o posicionamento de seus monitores.

A diferença ficou bem evidente durante a demonstração, com a imagem sem a correção seguida pela imagem com o SMP aplicado:

De acordo com a Nvidia, essa correção é feita com impacto mínimo na performance de sua placa de vídeo. Esses recursos foram implementados no hardware da nova arquitetura Pascal, então é possível que placas baseadas em Maxwell ou anteriores não sejam compatíveis com a tecnologia.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.