Caixas de som ultrassônicas conseguem transmitir som a quem tem perda de audição

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos já possuem grandes chances de perder a audição por causa de músicas em níveis muito altos que impactam o sistema auditivo. Pensando nisso a companhia Turtle Beach Corporation, que é especializada em tecnologia de áudio, desenvolveu o HyperSound, uma caixa de som ultrassônica que oferece o melhor áudio à pessoas que possuem problemas para escutar.

O HyperSound utiliza emissores direcionais, dos quais podem enviar as ondas sonoras até oito metros de distância. A novidade na produção de uma onda "não-linear" é a utilização do ultrassom, uma freqüência acima da capacidade dos nossos ouvidos. A partir desta frequência que não ouvimos, os engenheiros da companhia podem calcular uma combinação que fará com que esse som seja transmitido e ouvido. Basicamente, só o ouvinte que se estiver na área de "efeito" poderá escutar as distorções no ar provocadas pelo ultrassom - que se tornará som audível. Uma pessoa com problemas auditivos poderá, assim, escutar perfeita e claramente, como se estivesse com fones de ouvido.

O sistema HyperSound foi testado pela empresa produtora por 3 anos, e ao chegar no mercado custará US$ 1.600,00. MacLean Marshall, diretor da Turtle Beach Corporation, disse que a empresa planeja trazer este sistema para o usuário comum, sendo uma alternativa aos clássicos headphones que podem causa a perda auditiva. Ainda de acordo com MacLean, os dispositivos não irão afetar bichos de estimação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Wired
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.