Inception: bloatware da Verizon é capaz de instalar outros bloatwares no Galaxy S7

Bloatwares, aqueles aplicativos pré-instalados pelas fabricantes e operadoras em aparelhos Android, podem ser uma verdadeira dor de cabeça pois consomem recursos do sistema do smartphone sem o consentimento do usuário, e muitas vezes nem podem ser desinstalados. Usuários do Reddit estão alegando que o pesadelo acaba de chegar a sua forma final: donos de Galaxy S7 da operadora Verizon afirmam que a última atualização de software do aparelho trouxe um bloatware capaz de... instalar outros bloatware.

O supervilão seria o app DT Ignite, descrito como "plataforma pré-carregada para operadoras gerenciarem de forma imperceptível aplicativos instalados no primeiro boot e ao longo da vida do dispositivo". Normalmente, em tecnologia, as melhorias e evoluções "imperceptíveis" trazem uma conotação positiva, porém o Ignite não possui um histórico positivo. O app existe desde 2014, e foi acusado de tentar "empurrar" apps que o usuário não deseja durante o primeiro boot ou após o dono do dispositivo resetá-lo para os padrões de fábrica.

A polêmica não é novidade: por conta da abertura da plataforma Android, há espaço para as fabricantes dos smartphones e as operadoras que os revendem façam as modificações que desejam, algo que criou aberrações como aparelhos onde não havia o Gmail e nem era possível instalar posteriormente. Em muitos casos, a principal reclamação são direcionadas a apps não desejados exibindo notificações, ocupando memória do dispositivo e que seguem apenas os "interesses comerciais" das operadoras e fabricantes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Reddit
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.