Índice do Artigo

Segurança

Telegram e Gmail são aplicativos de mensagem mais usados por terroristas e cibercriminosos

A empresa de segurança Trend Micro fez um estudo bem interessante sobre os hábitos de terroristas e cibercriminosos na internet e revelou que o Telegram e o Gmail são os meios de comunicação online mais utilizados para comunicação pelos grupos.

Segundo o estudo, o servidor de e-mail mais utilizado por terroristas e cibercriminosos é o Gmail (34%), seguido do Mail2Tor (21%), serviço de correio eletrônico anônimo. Para fazer uso das plataformas sem ser detectados, os usuários utilizam técnicas de criptografia e formas para não deixar rastros, como a utilização do navegador Tor.

Quando o assunto são mensagens instantâneas, o aplicativo mais popular entre os grupos que agem fora da lei é o Telegram. A Trend Micro estudou mais de 2 mil contas ligadas a terrorismo em apps de mensagem e 34% tinham o Telegram como plataforma. O Whatsapp também é uma das formas de comunicação mais utilizadas, aparecendo em 15% dos casos estudados.

A empresa de segurança também aponta as principais diferenças entre os dois grupos. Enquanto os cibercriminosos costumam agir apenas no mundo digital, os terroristas costumam utilizar a internet apenas como meio de comunicação e forma de espalhar ideologias.

Apesar dos objetivos diferentes, os grupos acabam utilizando tecnologias parecidas, já que tem um objetivo em comum: não serem detectados. A Trend Micro lista alguns dos softwares utilizados para a criptografia de e-mails e mensagens, incluindo o serviço de criptografia Mujahideen Secrets e o Tashfeer al-Jawwal, um dos primeiros aplicativos de encriptação de mensagens para smartphones.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no blog da Trend Micro.

Via: Trend Micro

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções