Telegram e Gmail são aplicativos de mensagem mais usados por terroristas e cibercriminosos

A empresa de segurança Trend Micro fez um estudo bem interessante sobre os hábitos de terroristas e cibercriminosos na internet e revelou que o Telegram e o Gmail são os meios de comunicação online mais utilizados para comunicação pelos grupos.

Segundo o estudo, o servidor de e-mail mais utilizado por terroristas e cibercriminosos é o Gmail (34%), seguido do Mail2Tor (21%), serviço de correio eletrônico anônimo. Para fazer uso das plataformas sem ser detectados, os usuários utilizam técnicas de criptografia e formas para não deixar rastros, como a utilização do navegador Tor.

Quando o assunto são mensagens instantâneas, o aplicativo mais popular entre os grupos que agem fora da lei é o Telegram. A Trend Micro estudou mais de 2 mil contas ligadas a terrorismo em apps de mensagem e 34% tinham o Telegram como plataforma. O Whatsapp também é uma das formas de comunicação mais utilizadas, aparecendo em 15% dos casos estudados.

- Continua após a publicidade -

A empresa de segurança também aponta as principais diferenças entre os dois grupos. Enquanto os cibercriminosos costumam agir apenas no mundo digital, os terroristas costumam utilizar a internet apenas como meio de comunicação e forma de espalhar ideologias.

Apesar dos objetivos diferentes, os grupos acabam utilizando tecnologias parecidas, já que tem um objetivo em comum: não serem detectados. A Trend Micro lista alguns dos softwares utilizados para a criptografia de e-mails e mensagens, incluindo o serviço de criptografia Mujahideen Secrets e o Tashfeer al-Jawwal, um dos primeiros aplicativos de encriptação de mensagens para smartphones.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no blog da Trend Micro.

Via: Trend Micro
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.