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Xiaomi: não estamos encerrando nossas operações no Brasil

A Xiaomi se pronunciou sobre o rumor que a empresa estaria em processo de abandonar o mercado brasileiro. Em nota divulgada para a imprensa, a empresa afirma que “exercendo seu direito de resposta, reforça a informação de que os produtos do portfólio são montados no Brasil quando e se a fabricação se justificar frente à importação e que não estamos encerrando nossas operações no Brasil.”

A especulação sobre a saída da empresa do país ganhou forma após o site Manual do Usuário publicar uma matéria apontando supostos indícios das dificuldades da empresa em sua operação no país. O site utiliza como base uma fonte que não quis se identificar, documentos relacionados a regularização de produtos da Xiaomi junto a órgãos como a ANATEL e um suposto fim da fabricação do Redmi 2 na fábrica da Foxconn em Jundiaí.

Em seu comunicado, a empresa levantou uma serie de objeções aos dados publicados, envolvendo questões sobre indisponibilidade de produtos e problemas com órgãos reguladores nacionais:

– Nosso modelo de vendas, em todos os mercados que operamos, se inicia com Eventos de Vendas com data e hora marcadas e evolui para vendas regulares online assim que somos capazes de gerenciar a demanda. Uma rápida pesquisa nas nossas maiores operações (China e Índia por exemplo) mostra que vendemos principalmente fora de eventos de vendas, com parceiros de ecommerce e com operadoras também. No Brasil, uma das implementações que fizemos foi a opção de pagamento por boleto, a pedido de nossos consumidores.
 
– É absolutamente improcedente a alegação de que o carregador portátil Mi Power Bank tenha apresentado problemas, quer seja na Anatel, quer seja na Receita Federal. O produto jamais apresentou qualquer falha em testes como as levianamente alegadas e tampouco a Xiaomi foi multada por quaisquer irregularidades. O site Manual do Usuário não conseguiu confirmar a informação destas fontes porque elas não procedem. Nos causa estranheza que ainda assim tenham decidido por divulgar essa informação incorreta, não verificada e que pode trazer preocupações infundadas aos consumidores, como confirmado pelo IBRACE (Instituto Brasileiro de Certificação, Organismo de Certificação Designado pela ANATEL):
 
– A imagem do site da Anatel utilizada na matéria mostra o status atual da licença como suspenso. A Xiaomi não renovou a licença, pois o modelo inicialmente importado do Mi Power Bank se esgotou e, uma vez que já foi descontinuado do portfolio mundial, não será mais vendido no Brasil.
 
– Quanto à também inverídica alegação de que a Xiaomi teria sido multada por classificação incorreta no processo de importação, esclarecemos que o processo citado se refere a uma análise de compensação de tributos federais que passou por averiguação quanto à sua validade, tendo seu mérito reconhecido e arquivado, conforme descrito no próprio documento. Esse processo não tem qualquer relação com importação de produtos, que é realizada diretamente por empresas especializadas ou parceiros varejistas.

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