Cientistas fazem smartphone flexível com tela holográfica em 3D

Cientista do Human Media Lab na Queen's University estão trabalhando numa nova solução de tela para smartphones que trará um efeito 3D holográfico sem que o usuário precise usar um óculos especial ou qualquer tipo de equipamento específico para visualizar a imagem. Como se isso não bastasse, o aparelho se chama HoloFlex porque também incorpora a usabilidade de uma tela flexível, mostrada primeiro no ReFlex em fevereiro.

Para conseguir este feito, foi colocada no dispositivo uma tela OLED 1920 x 1080, mas com uma configuração para mostrar imagens em círculos de 12 pixels de diâmetro. Foi feita então uma camada especial numa impressora 3D que incorpora 16.000 lentes estilo "olho de peixe" minúsculas e aplicada por cima da tela. O efeito final é o que podemos ver no vídeo. A desvantagem deste tratamento, porém, também é visível, com a imagem resultante tendo uma resolução bem ruim, equivalente a 160 x 104. É esperado, entretanto, que a evolução natural na tecnologia de telas entregue resoluções boas o suficiente para o granulado começar a se tornar invisível para o olho nu e uma tela assim possa ser comercialmente viável.

Fonte: Gizmodo
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.